sexta-feira, 10 de agosto de 2012

LOGÍSTICA E MEIO AMBIENTE

Muitas pessoas procuram definir Logística. Procuram descobrir antes ou depois de aprender ou ser “iniciado” nesta matéria. Para os mais curiosos e filósofos aprendizes costumo dizer que tudo o que se mexe, se movimenta, mecânica ou eletronicamente tem a ver com logística; ainda mais, é Logística. Até o estoque que parece estar parado, tem giro...

Logística é economia! Aliás, o que não é? Pensando nisto, parece que hoje em dia é comum enxergarmos logística em tudo; em até algumas coisas inanimadas.
Nós, da Vantine Solutions, temos adotado três campos da Logística: Comercial, Industrial e Internacional. Em qualquer deles se estabelece uma cadeia de valor composta por produtos e serviços que caracterizam diversos produtos ou negócios. Há diversos temas funcionais que contribuem para o sucesso da cadeia produtiva, como por exemplo, Recursos Humanos. Meio Ambiente também é um caso muito interessante, pois sua importância deixou de ser apenas ambientalista para ser econômica e se manifesta nos três campos que citamos. Há séculos tratamos de bens e produtos oriundos ou derivados dos três reinos da Natureza (Animal, Vegetal e Mineral). Parece que o homem criou o quarto reino. Onde predomina o Plástico – a Natureza vai ter que engoli-lo mesmo que depois o vomite. Mas este não é, exatamente, o foco aqui.

O foco de fato é que não estamos falando apenas do que se convencionou chamar de Logística Reversa. Isto é uma parte do que estamos tratando. Queremos de fato considerar os produtos intermediários, coprocessados, resíduos de uma cadeia produtiva servindo de matéria prima para outra e assim, reduzindo o volume de matérias primas retiradas da natureza. Aí temos a siderurgia, a petroquímica, a atividade cimenteira, por exemplo. Como isto deve ser feito? Com cuidados específicos, não necessariamente especiais, para evitar indesejáveis efeitos colaterais.

A emissão de CO2, o vilão do efeito estufa, está na pauta da Logística, afinal transporte é um importante emissor. Do outro lado da equação, os créditos de carbono podem vir a ser o “x” da questão, ou uma das incógnitas.

Assim, filosoficamente temos que,

Tudo que se movimenta deve ter algo com logística então, tudo que expele fumaça tem a ver com meio ambiente... e onde há fumaça, há fogo!

A humanidade terá que reaprender a viver, respeitando a natureza e se servindo do dinheiro que ela gera, ou consome. Disto ninguém duvida. A Logística deverá estar a seu serviço, isto é, da humanidade e do meio ambiente, pois enquanto a humanidade existir ocorrerão movimentos no mundo. É com esta visão que temos que lidar cotidianamente. A Logística e o Meio Ambiente podem e devem conviver de forma inteligente e lucrativa, logo isto compreende soluções adequadas nos níveis, Estratégico, Tático e Operacional nas empresas de qualquer natureza. Seja pela necessidade e oportunidade de reciclagem, coprocessamento, emissão de poluentes, transporte de cargas químicas, ou descarte de resíduos, pense nos aspectos econômicos estabelecendo processos organizados e racionais. Fazendo adequadamente você e sua empresa vão ganhar com isto! Os acionistas também agradecem!

Fonte: Logística - mundoligistico.com.br