ENADE 2015 - INFORMAÇÕES E DÚVIDAS

Dúvidas - ENADE 2015 em 12 perguntas e respostas

1. O ENADE É OBRIGATÓRIO?
Sim. O Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é componente curricular obrigatório de todos os cursos de graduação (bacharelado e tecnológico), sendo condição indispensável para a emissão do histórico escolar, assim como para a expedição do diploma do aluno pela Instituição de Ensino Superior - IES. No histórico escolar do aluno concluinte será registrada a sua condição de regularidade somente se ele realizar a prova. Portanto, se NÃO realizar o Exame, o aluno NÃO poderá colar grau e NÃO terá seu diploma expedido. (art. 5°, §5° da Lei nº 10.861/2004)

2. QUAL A LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO ENADE?
  • Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)
  • Portaria Normativa no 40, de 12 de dezembro de 2007 (republicada em 29/12/2010)
  • Portaria Normativa nº 03, de 06 de março de 2015 (Regulamenta o Enade 2015)
3. QUAL O OBJETIVO DO ENADE?
O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

4. QUAIS OS INSTRUMENTOS BÁSICOS DO ENADE 2012?
  • A prova que será realizada em 22/11/2015 (que inclui o questionário de impressões dos estudantes sobre a prova).
  • O questionário do estudante que deverá ser respondido pelos alunos, no período de 21 de outubro a 22 de novembro de 2015 (exclusivamente, online, por meio da página da Internet http://portal.inep.gov.br).

ATENÇÃO: Apenas o próprio estudante inscrito no Enade terá acesso ao seu local de prova e SOMENTE ao final do preenchimento deste questionário do estudante.


Obs.: Além destes dois instrumentos básicos, há, também, um questionário que é respondido pelo coordenador(a) do curso.

5. QUAIS OS CURSOS QUE SERÃO AVALIADOS NO ENADE 2012?
A Portaria Normativa nº. 03/2015, de 06/03/2015, determina que sejam avaliados pelo Enade 2015 os estudantes dos cursos que:

  • Conferem diploma de bacharel em nossa instituição em Administração, Ciências Contábeis e Direito.
  • Conferem diploma de tecnólogo em nossa instituição em Logística e Marketing.

6. QUAIS OS ESTUDANTES QUE DEVERÃO SER INSCRITOS NO ENADE 2015?

Todos os formandos do 2º semestre de 2015 e do 1º semestre de 2016 dos cursos a serem avaliados pelo Enade. SOMENTE os estudantes concluintes realizarão a prova a ser aplicada em 22/11/2015. Os estudantes ingressantes de 2015 estão dispensados da participação da prova (Portaria Normativa nº. 03/2015).

7. O QUE SE ENTENDE POR "CONCLUINTES"?
Serão caracterizados como concluintes todos os estudantes que estejam em uma das seguintes situações:

  • tenham expectativa de conclusão do curso a ser avaliado pelo Enade 2015 até julho de 2016;
  • tenham cumprido percentual superior a 80% (oitenta por cento) da carga horária do curso a ser avaliado pelo Enade 2015, independente do período letivo de expectativa de conclusão do próprio curso.

8. O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE É DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO?
Sim. O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório pelo aluno, (§ 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº. 40, de 12/12/2007), no período 21 de outubro a 22 de novembro de 2015, exclusivamente por meio do endereço eletrônico www.inep.gov.br

A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante.

ATENÇÃO: O estudante deve preencher o questionário atentamente, pois o mesmo impactará na nota Enade.

9. O RESULTADO DO ALUNO NO ENADE AFETA DE ALGUMA FORMA O SEU CURRÍCULO?
Sim.

A regularidade do concluinte em relação ao Enade será registrada em seu Histórico Escolar. A pontuação de cada aluno no Exame será divulgada, por meio do Boletim de Desempenho, disponível no endereço eletrônico 

Uma prova entregue incompleta ou com baixo desempenho, pode implicar em nota baixa para o seu curso, que será divulgada publicamente, por Instituição e por município. Esse fato poderá depreciar o valor de seu diploma no mercado de trabalho.

10. COMO DEVO ME PREPARAR PARA A PROVA DO ENADE?
A prova se divide em questões de formação geral e questões de conteúdo específico do curso avaliado. Na parte de formação geral são aferidos conhecimentos gerais e atualidades. Use o Blog da Logistica  para se atualizar, com acesso a jornais de todos os estados e principais países, links para vários museus do mundo, além das provas de anos anteriores e simulados já realizados. Quanto ao componente específico do curso, vale uma revisão dos conteúdos que apresentaram menores índices de acertos no 1º simulado. Além disso, a discussão dos principais temas das disciplinas do curso será uma forma de preparação tanto para o Enade, quanto para outras provas ao longo da carreira (concurso, processos seletivos, provas da OAB, etc)

11. COMO RESOLVER A PROVA?
É preciso respondê-la de forma completa, não deixando nenhuma questão sem resposta. As questões específicas do curso (na última prova foram da 11ª a 40ª questões da prova) devem receber prioridade porque equivalem a 75% do peso da nota final. Mas as de Formação Geral também devem ser resolvidas porque, embora com peso de 25% no cálculo final, não podem “ser zeradas” para que a sua nota seja computada. Cabe atenção especial às questões discursivas, sejam específicas do curso ou de Formação Geral, porque têm peso 2. Desta forma, entender e seguir a regra da avaliação é importante para que o desafio da prova resulte em valorização do Diploma auferido na Instituição de Ensino Superior.

12. QUAL DEVE SER A POSTURA DO FORMANDO FRENTE AO EXAME?
Além da preparação para lidar com o conteúdo da prova, você deve refletir quanto a importância da sua postura frente a este processo de avaliação. O Enade é o primeiro de muitos processos avaliativos que vão ocorrer ao longo de sua carreira profissional. O seu sucesso sempre dependerá de determinação, seriedade e coragem para fazer o seu melhor. Um bom resultado no Enade será o começo promissor para uma carreira brilhante. Faça a sua parte para poder se orgulhar do seu diploma, que irá acompanhá-lo no mercado de trabalho.