ARQUIVOS PARA ESTAGIO

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO.

  
Diretrizes de Estágio

    O estágio supervisionado é atividade curricular obrigatória configurada a partir do 3º período da inserção do aluno no espaço sócio-institucional, visando capacitá-lo para o mercado. Assim, por se constituir em uma exigência do currículo do curso de Tecnologia em Logística da UNIPAC/ Uberlândia, em consonância com as diretrizes curriculares aprovadas pelo MEC, serão considerados estágios curriculares aqueles realizados em instituições que tenham em seus quadros, um ou mais profissionais da área Gerencial e Administrativa de Logística devidamente registrados e que realize acompanhamento direto ao aluno-estagiário, desempenhando atividade de supervisão.
O estágio supervisionado do curso de Tecnologia em Logística está estruturado a partir de uma lógica, que permite ao discente conhecer várias áreas de atuação do profissional de Logística. O estágio supervisionado acontece no 3º e 4º períodos do curso e com ele pretende-se dar ao discente a oportunidade de estar em contato com profissionais de várias áreas em seu local de trabalho. Entende-se que esta construção se dará através da articulação entre todas as disciplinas, principalmente aquelas ligadas à prática profissional. O estágio curricular obrigatório será viabilizado por convênios a serem estabelecidos com instituições da região.
O currículo do curso de Tecnologia em Logística da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia estabelece uma carga horária mínima de 160 horas para o estágio supervisionado.
O aluno estagiário é orientado pelo supervisor de estágio do curso de Tecnologia em Logística e pelo supervisor de área, por um período mínimo de 90 horas por semestre letivo, podendo haver mudança de campo, no final desse período, mediante resolução dos sujeitos envolvidos no processo, sendo que a decisão final fica a cargo da supervisão de estágio. A mudança de área só poderá ocorrer mediante informe e justificativa por escrito à Supervisão de Estágio do curso de Tecnologia em Logística e obtenção de autorização também por escrito da mesma.
O supervisor de estágio do curso de Tecnologia em Logística deve apresentar aos alunos a listagem de conveniados existentes, bem como auxiliá-los na escolha da respectiva área de estágio, considerando seu perfil pessoal e profissional em formação.


Tem por objetivos básicos propiciar:

  • A dimensão de interdisciplinaridade, ainda que dentro do campo de estudo da Logística;
  • Aproximação da atividade profissional aos estudos acadêmicos visando a futura atuação profissional no contexto das organizações;
  • A oportunidade de integrar o relacionamento dinâmico teoria/prática desenvolvido ao longo dos estudos do Curso de Tecnologia em Logística;
  • O exercício da investigação, análise e diagnóstico de situações de mercado;
  • A estruturação e descrição de soluções por meio da formatação de projetos, embasados nas teorias assimiladas no processo de formação do educando;
  • O exercício de visão sistêmica integrada na estruturação do planejamento e procedimentos a serem implantados.

O Estágio Supervisionado do Curso de Tecnologia em Logística, visando a abordagem da capacitação analítica e descritiva, seja em nível de projeto ou execução, tem como características:

  • A ação da pesquisa caracterizada na revisão teórica que deva fundamentar o objeto de investigação do educando;
  • As ações de diagnóstico, descrição e interpretação de situações, objeto do trabalho proposto, que serão consubstanciadas na apresentação dos trabalhos finais desenvolvidos durante as disciplinas.
  • A ação de concepção de projeto em Logística para alcance dos objetivos propostos pelas disciplinas;

O estágio supervisionado privilegia a prática profissional a partir de uma concepção pedagógica crítica, na qual a teoria e a prática representam uma unidade indissociável.

Nesse sentido, o curso Superior de Tecnologia em Logística, procura estabelecer convênios com entidades públicas e privadas para o cumprimento de estágio profissionalizante de seus acadêmicos.

O aluno cumprirá o Estágio Supervisionado deverá ser cumprindo a partir do 3º período, com uma duração mínima de 180 horas. O estágio supervisionado, como atividade curricular obrigatória de treinamento profissional tem como objetivo geral complementar o ensino teórico-prático, proporcionando desta maneira um elo entre a Instituição de Ensino, geradora do conhecimento e o meio consumidor. O Estágio Supervisionado deverá ter a participação de um professor, como orientador, e um profissional da empresa, devidamente qualificado para supervisor do estágio. O Estágio Supervisionado deverá ser apresentado na forma de relatório para avaliação.

O acompanhamento dos estagiários será realizado através de relatórios elaborados e encaminhados à Coordenação do Curso que, após validados, serão registrados pela Secretaria da Instituição.