quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA É DESTAQUE NO MGTV

Mercado aquece o setor de logística de Uberlândia

Uberlândia é considerada a capital da logística, na cidade estão instaladas várias empresas atacadistas e um entreposto da Zona Franca de Manaus. De olho neste mercado, muitos trabalhadores estão voltando para atuar neste setor que não para de crescer.

Em um dos empreendimentos da cidade são mais de quatro mil produtos e para atender 25 mil clientes de nove estados mais o Distrito Federal, são 380 representantes comerciais. “Para controlar tantos números é preciso ter muito trabalho e fazer tudo dentro do tempo esperado”, diz o gerente de marketing Gilson Cantuária. E com o menor custo possível. Além do que é feito pelo próprio atacado, parte da logística é terceirizada. A empresa em que o diretor comercial Rodrigo Caiado trabalha, cuida da gestão financeira e do rastreamento da frota. Eles entraram nesse mercado há um ano e já pretendem ampliar. Para a falta de pessoal especializado, uma solução caseira. “Criamos o multiplicador dentro da empresa. A pessoa que é gerente de determinado setor, multiplica o conhecimento para formar a mão de obra”, explica Rodrigo.

Há cinco anos o 'problema' foi uma oportunidade para o supervisor de armazém Anderson Pereira Martins. “É uma área em pleno crescimento. Me formei, investi na carreira e em novos cursos e deu certo”, conta Anderson. De conferente, hoje é supervisor de armazém e está se especializando em Engenharia de Produção. E são muitos que como ele que estão buscando capacitação. Se falta mão de obra no mercado, o reflexo é visto na sala de aula. Só em uma instituição são 400 alunos fazendo o curso de logística.

O curso é tecnológico e tem dois anos de duração, começou a ser oferecido em 2005. Agora a cada ano saem três turmas formadas e o que o professor Ricardo Santos ensina é que profissionais com conhecimentos diversificados vão ter espaço por um bom tempo. “Há investimentos de milhões em transporte. Mas além do transporte, o profissional tem que saber de tudo que envolve outras áreas”, afirma Rodrigo. É por isso que depois de 18 anos trabalhando no ramo, o gerente de encomendas Fábio Souza Barbosa foi em busca de novos conhecimentos.

Este ano o tema principal do Feniub é a logística. A feira será  realizada de 04 a 07 de outubro.

Fonte: megaminas.com

 Clique aqui e assista a matéria do MGTV 2ª Edição, do dia 27/09/2011.