quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O PROFISSIONAL: TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA


A demanda por profissionais cada vez mais qualificados é uma constante na área de logística. Com o avanço acelerado de novas ferramentas gerenciais e de comunicação no ambiente profissional, esses profissionais devem dominar o conhecimento de modo a identificar e operacionalizar as novas oportunidades em Logística.

O alto desempenho diante da competitividade global é o desafio imposto a pessoas, organizações e governos neste início de século. Novos processos de criação e condução de negócios surgiram, ancorados principalmente, na tecnologia da informação, eficiência e eficácia operacional. A racionalização destes processos de geração de produtos e serviços, e conseqüente redução de custos com a agregação de valor, tornaram-se vital para o desenvolvimento de empresas e de nações.

Neste cenário, a Logística, até então restrita ao seu papel clássico de transportar e armazenar, assumiu novo papel, o de Logística Empresarial. Não basta agora transportar, é preciso fazê-lo com eficácia e gerenciar o atendimento do cliente, conscientizando-se que é parte de uma Cadeia de Suprimentos. E é através da Logística que se vai buscar munição para os maiores desafios impostos no novo ambiente globalizado: o enfrentamento da concorrência cada vez mais surpreendente e de origem das mais diversas e sempre devorando mercados antes intocáveis. Diante deste cenário o município de Uberlândia, por sua localização geográfica estratégica e por sua malha viária que interliga praticamente todas as regiões do país, em parceria com o Governo do Amazonas assinou o convênio de criação do Entreposto logístico. Esta parceria pesou a favor de Uberlândia a presença do Porto Seco do Cerrado, no Distrito Industrial da cidade, com infra-estrutura para atender importadores e exportadores. O porto permite que o recolhimento dos custos fiscais de importação seja feito apenas no momento de sua efetiva retirada do local. Os exportadores contam com a vantagem de acompanhar o desembaraço das cargas nas proximidades de suas instalações, dispensando o uso de despachantes no porto.

Com o cluster (“pólo”) logístico, Uberlândia passará a receber produtos industrializados na Zona Franca para depósito em armazém geral, destinados à comercialização em qualquer ponto do território nacional ou mesmo para exportação.

Em resposta a essa realidade, apresentamos o Curso de Tecnologia em Logística, em nível superior, modulado de forma a capacitar pessoas atuantes nos setores comercial, industrial e de serviços.